Prospecção de Mercado Afinal o que é?

Publicado em: 07/10/2010 |Comentário: 1 | Acessos: 7,749 |

Um dos grandes pesadelos de muitas micro e pequenas empresas que estão iniciando um negócio ou estão em plena atividade é a Prospecção de Mercado.

Muitas empresas iniciam seu empreendimento sem planejar o processo de prospecção e vendas de seu negócio, e muitas vezes possuem grande potencial de crescimento, mas ficam limitadas ou estagnadas por não entenderem como fazer este processo de forma eficaz.

Ficam perdidas se perguntando onde e como conseguir mais clientes. Por onde começar?

Primeiramente é preciso entender que prospecção não é venda, mas sim parte de um processo de vendas e para que este processo seja eficiente é preciso ter uma metodologia de trabalho clara e definida.

O processo de prospecção de mercado inicia-se pelo entendimento claro dos acionistas (stakeholders) e clientes internos do posicionamento da empresa no mercado, qual sua missão, o que se propõe a fazer, qual sua essência e diferencial competitivo. Isto pode de início, lhe parecer bobagem, mas muitas empresas não sabem qual sua missão no mercado, não tem claro o que fazem de melhor, mal conhecem a si mesmo e quanto mais aos seus concorrentes. Ou seja, não possuem Planejamento Estratégico.

Para prospectar o mercado e ter resultados efetivos é primordial passar segurança, confiança e credibilidade, e ter internalizado a cultura da empresa e seu propósito de existir, conhecendo de forma aprofundada seus produtos, serviços, processos e diferenciais, aquela essência básica que o discerne da concorrência.

Mas se prospecção não é vendas, o que é prospectar?

Segundo o dicionário Michaelis:

pros.pec.tar
(lat prospectare)vint 1Exercer as funções de prospector.vtd 2Explorar (uma região) à procura de jazidas de minério.vtd 3Fazer sondagens ou ensaios em uma mina ou jazida de minério para determinar o seu provável valor. Var: prospetar.

Trazendo este significado para nosso contexto, entendemos que o prospector é o vendedor um explorador, e as jazidas de minério são o mercado em potencial. As sondagens ou ensaios podemos dizer que é conhecimento do campo minado, entendimento do mercado a ser explorado com uma estratégia previamente planejada.

Desta forma, definimos prospecção como um processo de exploração e desbravamento de mercado, onde o propósito maior é conquistar e despertar interesse de clientes em potencial para consumir produtos e/ou serviços de uma empresa.

 

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/vendas-artigos/prospeccao-de-mercado-afinal-o-que-e-3421231.html

    Palavras-chave do artigo:

    prospeccao

    ,

    marketing

    ,

    prospeccao de mercado prospeccao de clientes

    Comentar sobre o artigo

    Nossas empresas, mais do que sair oferecendo seus produtos no mercado, atendendo de forma inadequada seus revendedores, precisam aprender a prospectar oportunidades de negócios e sustentá-las, o que não quer dizer abertura de novos clientes.

    Por: Ivan Postigol Marketing e Publicidadel 11/09/2009 lAcessos: 1,341
    André Delevati Gorski

    O artigo tem como tema o Marketing de Relacionamento. Tem o objetivo de traçar os principais conceitos, componentes e práticas em torno do assunto, através de dados apurados em pesquisa bibliográfica. Justifica-se a escolha do referido tema, por sua crescente disseminação no mundo dos negócios.

    Por: André Delevati Gorskil Negócios> Administraçãol 15/11/2012 lAcessos: 154
    Nelson B. Sousa

    Em artigos anteriores já comentei sobre técnicas básicas de vendas, gerenciamento vendas e comercial e também comentei sobre tecnologia que podemos aplicar para agilizar e acompanhar o processo de negociação e vendas. Vou abordar neste artigo noções básicas para que possamos utilizar todas as etapas acima mencionada, que com certeza é onde se inicializa o processo de vendas.

    Por: Nelson B. Sousal Negócios> Gestãol 13/05/2010 lAcessos: 2,239

    Este artigo aborda estratégias que as empresas com visão macro vem utilizando para uma prospecção eficaz, com captação efetiva de clientes.

    Por: Thayane Fidelis de Aquinol Negócios> Vendasl 31/01/2011 lAcessos: 1,232
    Rogério Ferreira Leite

    Pretende este trabalho inserir o leitor no universo do Marketing de forma bastante sutil, não exigindo grandes conhecimentos. Busca mostrar as diversas facetas de um assunto que, à primeira vista, pode parecer cansativo e enfadonho, mas que no decorrer da leitura descobre-se interessante e envolvente, tanto para leigos quanto para expertos. Esse artifício foi utilizado para, juntamente com os fatos reais narrados, despertar o desejo de descobrir a novidade representada pelo "Efeito cata-vento". (PARTE 1)

    Por: Rogério Ferreira Leitel Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 15/07/2010 lAcessos: 1,525 lComentário: 1
    Cláudia Mara Soares Melo

    O trabalho de marketing realizado em incubadoras deve estar focado na divulgação e desenvolvimento das empresas em processo de incubação, visando a conquista de novos parceiros e o mantimento dos atuais. Acesse o site www.incubadoradesign.com.br e conheça o trabalho realizado pela Incubadora de empresas IED, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Lá você confere também informações e contatos das empresas em processo de incubação e artigos interessantes.

    Por: Cláudia Mara Soares Melol Marketing e Publicidadel 05/10/2010 lAcessos: 185

    As mudanças no ambiente empresarial, a necessidades de respostas mais rápidas dentro de um cenário cada vez mais competitivo, consiste em barreiras e desafios para as empresas, exigindo rapidez na solução de problemas na busca pela efetividade. Este artigo busca contribuir destacando a necessidade de incrementar os processos de tomada de decisão e os efeitos de networking, como chave para a promoção da capacidade de inovação das empresas.

    Por: Rogério Fernandesl Negócios> Gestãol 02/03/2010 lAcessos: 1,852 lComentário: 1
    Fernando Adas

    Consumir é cada vez mais divertido. Prospectar também pode ser.

    Por: Fernando Adasl Negócios> Negócio de Casal 20/08/2010 lAcessos: 238
    Alex Ribeiro

    As empresas que tiveram e vêm tendo sucesso, utilizam como filosofia de ação: "O Cliente Primeiro".Todas as empresas deveriam ao invés de servir-se dos seus clientes, deveriam servi-los. Empresários, diretores e gerentes, teriam um grande sucesso pela frente se pensassem mais nas coisas que acontecem do lado de fora das empresas, em vez de ficarem preocupados apenas com as coisas que acontecem do lado de dentro de suas empresas.

    Por: Alex Ribeirol Negócios> Vendasl 11/03/2009 lAcessos: 311

    É interessante que quanto mais informações temos e atenção dedicamos à análise, com maior clareza percebemos quão distante estamos realmente dos clientes.

    Por: Ivan Postigol Negócios> Administraçãol 29/06/2010 lAcessos: 106

    Série de dicas para tornar a venda do imóvel mais fácil, tornando o caminho para a negociação de sua casa ou apartamento mais curto, diminuindo empecilhos para o futuro comprador.

    Por: Lucianol Negócios> Vendasl 16/02/2015
    Robson Freitas

    Exsitem x implicações quando essas configurações não são feitas; 1) Muitos dos destinatários não receberão seu email marketing, já que hoje muitos ISP (Provedor de serviços de internet) exigem o certificado para entregar a mensagem ao usuário final. 2) Não estar com as certificações e configurações de acordo, fará que o seu email marketing vá para a caixa de spam com maior facilidade.

    Por: Robson Freitasl Negócios> Vendasl 15/02/2015
    Portais Imobiliarios

    1 – Ao assinar um contrato de compra e venda o que é preciso estar descrito quanto ao imóvel adquirido? O objeto do contrato deve descrever detalhadamente as características do imóvel e do empreendimento onde está inserido. Deve conter a metragem de área útil e área comum, se for o caso, localizar exatamente o imóvel dentro do empreendimento, descrevendo o andar, frente para qual lado ou rua, etc.

    Por: Portais Imobiliariosl Negócios> Vendasl 13/02/2015
    Robson Freitas

    Olá, hoje falaremos de uma mudança rápida e real, que é a mudança de hábitos dos usuários. O uso de celular para a leitura de emails e mensagens é um coisa comum, com aparelhos poderosos e com internet disponível para acesso, tal prática tem se intensificado. Estatísticas mostram que o Brasil é o sexto maior mercado de telefonia móvel do mundo. Segundo dados da União Internacional de Telecomunicações, mostram que o número de telefones celulares em funcionamento supera o de habitantes.

    Por: Robson Freitasl Negócios> Vendasl 08/02/2015
    Portais Imobiliarios

    O comediante Roberto Gómez Bolaños faleceu, mas o super-herói Chapolin Colorado é eterno e deixa muitas lições para você, corretor de imóveis. Antes de realizar algum feito, o Chapolin solta uma de suas pérolas: "Sigam-me os bons!". O herói trapalhão não quer a companhia de pessoas negativas, que os desmotivem. O corretor de imóveis também deve avaliar seus companheiros no trabalho. Seja cordial com todos, mas não estreite vínculos com os pessimistas. Manter-se motivado é fundamental para o suce

    Por: Portais Imobiliariosl Negócios> Vendasl 20/01/2015

    Acompanhando a onda das previsões que sempre aparecem nesta época, vamos olhar para frente e procurar entender o que os próximos anos irão exigir dos profissionais de vendas. Larry Wilson, autor e coautor de livros importantes na área de vendas, menciona que "a revolução dos negócios está varrendo muitas das formas tradicionais de interagir com clientes. Se não abraçarmos o futuro, seremos deixados para trás".

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 13/01/2015 lAcessos: 12
    Portais Imobiliarios

    Durante um período curto da minha vida, atuei como consultor de vendas em uma empresa de telefonia móvel. Minha atividade era visitar as empresas e vender diferentes tipos de planos empresariais. No início, o ânimo era total, porém, com o passar dos dias, percebi que a maioria dos empresários não tinha o menor interesse na minha visita.

    Por: Portais Imobiliariosl Negócios> Vendasl 13/01/2015 lAcessos: 11

    Existe uma grande diferença entre vendedores medianos e vendedores de sucesso, os vendedores de sucesso simplesmente não entram em campo para cumprir tabela mais sim para vencer. A principal dificuldade é sair da zona de conforto e entrar em ação com um objetivo claro para alcançar o sucesso ! "Vencedores não entram em campo para cumprir tabela, vencedores entram em campo para vencer"

    Por: Everton Farial Negócios> Vendasl 10/01/2015 lAcessos: 15

    Há muitas empresas no mercado, que existem mas não tem consciência de sua missão corporativa. Outras, já estão no mercado há algum tempo, mas não conseguem ser competitivas e lucrativas. Isto muitas vezes é fruto da abertura intuitiva de um negócio, que no início consegue se manter com vendas razoáveis, mas com o passar do tempo não se mantém sustentável.

    Por: Thayane Fidelis de Aquinol Negócios> Vendasl 01/09/2011 lAcessos: 120

    O grande potencial da Consultoria Virtual surge como uma forma inovadora, sendo um processo de evolução da consultoria presencial, que muitas vezes não é tão direta e objetiva quanto esta nova modalidade.

    Por: Thayane Fidelis de Aquinol Negócios> Negócios Onlinel 20/05/2011 lAcessos: 67

    Este artigo aborda sobre o conceito da sustentabilidade profissional, e sobre o perfil atual dos profissionais.

    Por: Thayane Fidelis de Aquinol Negócios> Gestãol 05/02/2011 lAcessos: 214

    Este artigo aborda estratégias que as empresas com visão macro vem utilizando para uma prospecção eficaz, com captação efetiva de clientes.

    Por: Thayane Fidelis de Aquinol Negócios> Vendasl 31/01/2011 lAcessos: 1,232

    Este artigo aborda a importância da segmentação e os passos para execer esta estratégia na prospecção de mercado e clientes.

    Por: Thayane Fidelis de Aquinol Negócios> Vendasl 04/12/2010 lAcessos: 359

    Comments on this article

    0
    Evandro 15/10/2010
    Parabéns Thayane,

    Muito esclacedor o seu post.

    Abraço,

    Evandro Fernandes
    www.prospeccao-de-clientes.com
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast