Quais os segredos para obter boas oportunidades de vendas?

Publicado em: 23/04/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 81 |

Muitas empresas se queixam da falta de oportunidades nas atividades de vendas, mas será que elas estão sabendo utilizar as estratégias e tecnologias com sabedoria? Para Enio
Klein, gerente geral nas operações de vendas da SalesWays no Brasil e professor nas disciplinas de Vendas e Marketing da Business School São Paulo, um dos maiores erros é esperar que a oportunidade apareça, ao invés de correr atrás dela. "Oportunidades não caem das árvores e é fatal crer que elas virão até você. E essa teoria inclui até aqueles clientes que você considera fiéis. Quando mais cedo uma oportunidade for identificada e registrada, mais cedo se poderá elaborar uma estratégia para vencê-la", afirma Enio Klein. 

Segundo ele, o lead (momento em que o contato demonstra interesse pelo produto ou serviço) é o primeiro passo para tornar a oportunidade um sucesso ou um fracasso. "A
abordagem inicial deve ser muito bem aproveitada, com uma rica coleta de informações que sejam importantes para identificar as intenções e as demandas do possível cliente." De acordo com Klein, essa coleta de informações irá determinar se o lead é promissor ou não, avaliando se o contato é um potencial comprador. 

"Neste contexto, a automação de vendas facilita a qualificação dos leads e orienta como
proceder na sequência da identificação. E, mesmo que se descubra que ele não tem intenção de comprar naquele momento, é interessante registrar este lead para trabalhá-lo futuramente, afinal, apesar de o contato não ter iniciado o processo de compra, é bem possível que ele volte ao assunto e queira o produto ou o serviço em outro momento. Mais uma vez, a automação de vendas será crucial para alertar o vendedor a contatar este cliente em uma ocasião favorável", diz o executivo. 

Outra dica importante é ficar atento à concorrência. Segundo Klein, é imperativo descobrir
uma boa oportunidade antes da concorrência e isso só será possível se a equipe inteira estiver sensível aos sinais de necessidades emitidos pelos clientes. "A sinergia da equipe aliada à sensibilidade ao mercado pode garantir a identificação das necessidades do cliente, convertendo a oportunidade da venda em decisão de compra", finaliza Enio Klein.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/vendas-artigos/quais-os-segredos-para-obter-boas-oportunidades-de-vendas-5850563.html

    Palavras-chave do artigo:

    vendas

    ,

    enio klein

    ,

    oportunidade

    Comentar sobre o artigo

    De tempos em tempos, é comum algumas equipes de vendas reavaliarem suas carteiras de clientes. Neste momento, confunde-se conta com oportunidade, prospecção com vendas e, na maior parte das vezes, cria-se expectativas de receitas muito maiores do que as que irão se realizar.

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Gestãol 24/09/2013 lAcessos: 31

    O artigo de hoje será dedicado aos gestores de venda. Temos discutido muito sobre métodos e ferramentas que auxiliam os vendedores em seu trabalho, mas como ajudar os gestores? Quais as informações importantes para que eles possam atuar de forma eficaz junto ao time?

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 03/08/2014 lAcessos: 24

    As atividades envolvidas no planejamento de vendas ocorrem em dois momentos. O primeiro, e muito importante, acontece (normalmente) no início de cada ano, um pouco antes do chamado período de planejamento. Algumas empresas chamam essa fase de orçamento de vendas, ou budget, em inglês

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 24/06/2014 lAcessos: 44

    Imagine uma situação de venda em que você, que estava muito bem posicionado no início do processo, começa a sentir que alguma coisa não esta andando bem. Você não ouve falar do prospecto há alguns dias e de uma hora para outra aparece um requerimento novo que, para piorar, você não tem como atender. Além disso, você descobre haver novas pessoas no comitê de avaliação, sendo que uma delas está ajudando o concorrente e a outra não tem influência na companhia.

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 02/12/2014 lAcessos: 17

    Desde que o CRM passou a fazer parte do nosso vocabulário, a partir da segunda metade da década de 1990, a frase "manter relacionamentos lucrativos com seus clientes" se tornou cotidiana no mantra empresarial. Mas como tornar estes relacionamentos lucrativos?

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 02/04/2013 lAcessos: 60

    Tenho percebido, com muita frequência, departamentos de RH buscarem gerentes comerciais para dirigir áreas de vendas. Misturar os papéis comerciais e de vendas é um erro mais comum do que se pensa, com consequências ruins para o desempenho das organizações.

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 01/07/2014 lAcessos: 27

    Acompanhando a onda das previsões que sempre aparecem nesta época, vamos olhar para frente e procurar entender o que os próximos anos irão exigir dos profissionais de vendas. Larry Wilson, autor e coautor de livros importantes na área de vendas, menciona que "a revolução dos negócios está varrendo muitas das formas tradicionais de interagir com clientes. Se não abraçarmos o futuro, seremos deixados para trás".

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 13/01/2015 lAcessos: 12

    Outro dia, tive uma discussão com alunos em sala de aula, quando comparei os métodos e modelos de venda implementados em aplicativos para a automação de vendas com o GPS.

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 19/11/2013 lAcessos: 40

    O profissional de vendas deve ter seu foco voltado ao gerenciamento do processo de compras do cliente, atuando de forma precisa sempre que necessário. O processo de vendas é uma reação coordenada ao processo de compras do cliente

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 15/01/2013 lAcessos: 29
    Edjasto Ferreira

    Você deve estar curioso em saber por que este artigo tem o titulo "Muito além das vendas". Antes de sanar sua curiosidade, tenho algumas perguntas.

    Por: Edjasto Ferreiral Negócios> Vendasl 09/03/2015
    RONALDO VAZ

    SACADAS GENIAL, SIMPLES E EFICIENTE... Se se você é vendedor, Não deixe de ler esse texto. Nesse texto, o psicólogo Ronaldo Vaz expõe o resultado de um estudo sobre a PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR. É uma verdadeira aula de VENDAS. Conheça a melhor técnica de vendas que existe.

    Por: RONALDO VAZl Negócios> Vendasl 08/03/2015 lAcessos: 15
    michelly bonifacio

    Você sabe, nem sempre um alto índice de visitas em uma loja virtual significa necessariamente um alto índice de vendas. Mas, o que fazer então para aumentar a taxa de conversão? Tenha você uma loja virtual com poucas ou muitas visualizações diárias, se seguir este guia com 7 dicas tenha a certeza que com certeza suas taxas de vendas irão aumentar consideravelmente.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Vendasl 02/03/2015 lAcessos: 11
    michelly bonifacio

    Assim como a psicologia pode interferir no processo de vendas fazendo com que ao aplicar um simples conceito, venda-se mais e mais rapidamente, assim também funciona no processo de precificação. Afinal, o marketing e a psicologia andam juntos. Descubra então, os 3 Princípios Psicológicos Infalíveis de Estratégias de Preços para Aumentar a sua Taxa de Vendas.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Vendasl 02/03/2015
    RONALDO VAZ

    Segundo Robert Cialdine, que é doutor em psicologia social pela Universidade da Carolina do Norte, Estados Unidos, e um dos maiores especialistas em vendas do mundo, existem 3 tipos básicos de vendedores: O ruim O bom O excelente

    Por: RONALDO VAZl Negócios> Vendasl 26/02/2015 lAcessos: 13
    Edson

    Procura uma resposta pela qual você não está vendendo bem? Vender não é fácil, e o que dizer de estar vendendo bem. As vendas estão cada vez mais difícil, são muitos concorrentes, os clientes estão cada vez mais exigentes e o vendedor acaba cometendo alguns erros que o faz com que ele não esteja vendendo bem.

    Por: Edsonl Negócios> Vendasl 26/02/2015

    Série de dicas para tornar a venda do imóvel mais fácil, tornando o caminho para a negociação de sua casa ou apartamento mais curto, diminuindo empecilhos para o futuro comprador.

    Por: Lucianol Negócios> Vendasl 16/02/2015
    Robson Freitas

    Exsitem x implicações quando essas configurações não são feitas; 1) Muitos dos destinatários não receberão seu email marketing, já que hoje muitos ISP (Provedor de serviços de internet) exigem o certificado para entregar a mensagem ao usuário final. 2) Não estar com as certificações e configurações de acordo, fará que o seu email marketing vá para a caixa de spam com maior facilidade.

    Por: Robson Freitasl Negócios> Vendasl 15/02/2015

    Em cidades como São Paulo, onde o trânsito é caótico, o transporte público é ruim e as distâncias são grandes, pensar em reuniões utilizando a tecnologia da internet é cada vez mais sensato. Imaginar pessoas se deslocando, saindo de seus locais de trabalho ou de suas casas para outros bairros para assistir a um curso presencial pode ser um transtorno que, muitas vezes, prejudica o próprio aprendizado.

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Negócios Onlinel 03/03/2015

    Sempre que precisamos resolver algo, a coisa mais comum é analisarmos nossas próprias expertises. Outra coisa que pensamos é no "custo do problema", seja por questões financeiras, práticas e até de tempo. Pode não parecer, mas, neste momento, já iniciamos o processo decisório que irá determinar a solução do problema. Não importa como, buscamos a solução

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Gestãol 03/03/2015

    A VAULT, empresa especializada em Barreiras Físicas de Alta Segurança (Equipamentos Blindados, Bollards e Projetos Especiais) e Sistemas Integrados de Segurança (Controle de Acesso, CFTV e Alarmes), participará da ISC Brasil 2015, feira internacional de segurança eletrônica, que será realizada nos dias 10, 11 e 12 de março, das 13h às 20h, no Pavilhão Verde do Expo Center Norte, em São Paulo.

    Por: Flávia Ghiurghil Press Releasel 24/02/2015

    Acompanhando a onda das previsões que sempre aparecem nesta época, vamos olhar para frente e procurar entender o que os próximos anos irão exigir dos profissionais de vendas. Larry Wilson, autor e coautor de livros importantes na área de vendas, menciona que "a revolução dos negócios está varrendo muitas das formas tradicionais de interagir com clientes. Se não abraçarmos o futuro, seremos deixados para trás".

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 13/01/2015 lAcessos: 12

    A LC Restaurantes, especializada em refeições corporativas, inaugurou mais um restaurante para o Grupo MercadoCar, loja de peças e acessórios para veículos; desta vez, no bairro do Tucuruvi, zona norte de São Paulo. A LC já havia implantado um restaurante em cada uma das outras lojas da Rede (em Santo Amaro e Pirituba, ambas também em São Paulo).

    Por: Flávia Ghiurghil Press Releasel 13/01/2015 lAcessos: 13

    Estamos nos aproximando do início de 2015 e, em muitas empresas, do começo do novo ano fiscal. Neste momento, as equipes de vendas, ao mesmo tempo em que trabalham no fechamento dos números do ano que se encerra, começam a trabalhar nos objetivos de receita para o próximo ano.

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 16/12/2014 lAcessos: 16

    A LC Restaurantes, especializada em refeições corporativas, acaba de implantar o novo restaurante para a joalheria H.Stern, no bairro de Pinheiros, zona oeste de São Paulo. O projeto, cujo estudo teve início em 2012, foi retomado e finalizado este ano, representando um faturamento mensal de cerca de R$ 50 mil.

    Por: Flávia Ghiurghil Press Releasel 16/12/2014 lAcessos: 13

    Durante anos, gerentes de venda têm usado a analogia do funil para descrever o fluxo dos prospectos, desde a sua identificação até o fechamento dos negócios. Sempre foi um uso conveniente, uma vez que representa uma entrada larga onde entra um número grande de candidatos a comprador, porém, lá no final, poucos saem

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 09/12/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast