Técnicas De Negociação Como Fator Estratégico

02/03/2009 • Por • 37,645 Acessos

Técnicas de Negociação como Fator Estratégico

  

Welinton dos Santos

  

         Negociar é mais que arte, representa o processo de comunicação eficiente, baseado na coragem de enfrentar desafios.

         Em um mundo globalizado, em que a modernização faz frente aos negócios e a competição estabelece relações de trocas cada vez mais complexas, algumas características do mercado ostentam práticas novas para sobrevivência das empresas.

         Dentro das técnicas de negociação, fatores estratégicos como: habilidades pessoais, planejamento e organização, treinamento e disciplina, auto-desenvolvimento, visão, determinação, inovação, alianças, flexibilidade e adaptabilidade, são alguns exemplos de desenvolvimento.

          O impacto das mensagens, o feedback e a percepção de técnicas de avaliação e dos resultados que podem ser gerados, pode auxiliar no desempenho.

          Criatividade, distorções e percepção do comportamento geram expectativas emocionais, crenças, valores e necessidades de negociação.

          A nova realidade agrega tantos estudos que o profissional fica perplexo com tudo isto, mas nenhuma técnica é mais eficiente do que a exploração da intuição, do conhecimento da linguagem corporal e de práticas criatividades no cultivo ao cliente. Todas as negociações devem superar as expectativas do cliente e qualquer diferencial pode conquistar fidelidade e aliados fixos que auxiliam no marketing de produtos e serviços.

          Objetivos comuns, valorização de opiniões, a confiança na própria habilidade, o compromisso sério ao trabalho e compartilhar a motivação provocam uma negociação colaborativa.

          Nas escolhas, a estratégia mais adequada sempre será a mais simples.

          Aprenda que o melhor desafio na negociação é justamente quando todos ganham no processo de troca permanente.

          Valores devem ser conquistados com princípios éticos e espaços são conquistados com persistência e não com a competição.

          Negociar parece mesmo uma arte, mas no traço da vida a obra prima será sempre o seu negociador.    

 

   

Perfil do Autor

Welinton dos Santos

Economista e psicopedagogo. Participo de Palestras e Conferências Nacionais em Economia. Ministro Palestras e Treinamentos na área d...