TÉCNICAS DE VENDAS: Como Lidar Com a Indiferença, o Ceticismo e as Objeções

Publicado em: 03/11/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 1,163 |

Especialistas em vendas vêm afirmando ao longo do tempo que no ato da compra alguns clientes demonstram determinadas atitudes, as quais eles classificaram em (a) Atitude de Indiferença; (b) Atitude de Ceticismo; e (c) Atitude de Objeções.

Mas, a finalidade de uma entrevista de vendas é conduzir o pretendente à etapa do "Fechamento" (ou Conclusão) e, diante disso, é necessário que o profissional de vendas saiba pôr em prática algumas técnicas para poder vencer essas etapas e conduzir a venda ao fechamento. Diante disso, veremos abaixo como suplantar essas atitudes dos clientes:

 

A) Como lidar com a Indiferença:

A tarefa que representa o maior desafio para um Profissional de Vendas é como tratar um cliente indiferente; pois esse tipo normalmente, não está disposto a revelar muitas informações. Existem 2 (duas) razões para o cliente demonstrar essa atitude: (A) ou ele está satisfeito com o produto que utiliza atualmente ou (B) ele ainda não percebeu a necessidade pelo tipo de produto vendido.

Quando o Cliente está satisfeito com algum produto (ou serviço), a estratégia do vendedor deverá ser a de fazer perguntas fechadas para descobrir áreas eventuais de insatisfação. As sondagens fechadas também permitirão controlar melhor a entrevista. Se o Cliente estiver satisfeito com o produto usado atualmente, há poucas probabilidades de sondagens abertas revelarem quaisquer áreas de insatisfação.

Quando formular as sondagens fechadas, o profissional de vendas poderá usar o conhecimento que tem de usar o produto concorrente. Explorando adequadamente essas áreas, ele descobrirá eventuais áreas de insatisfação e criar uma necessidade para o cliente usar o seu produto.

Quando o Cliente é indiferente a algum produto porque nunca o utilizou antes e não vê necessidade de fazê-lo, o vendedor deverá sondá-lo a fim de descobrir áreas de necessidade que seu produto poderá atender. Novamente aqui o profissional de vendas deverá utilizar sondagens fechadas com base em informações anteriores.

Finalmente, no caso de extrema indiferença, quando as sondagens fechadas não produzirem informações significativas sobre as necessidades, o vendedor deverá partir para a etapa do Fechamento. Nesse caso, ele deverá resumir os benefícios relacionados com suas sondagens fechadas e pedir um compromisso do Cliente. Isso produzirá o efeito de "sacudi-lo", fazendo-o revelar algumas informações úteis.

 

B) Como lidar com o Ceticismo :

 

Quando o Cliente está cético (ou seja, descrente), ele normalmente declara que determinado benefício é importante, porém duvida que o produto possa proporcionar esses benefícios. Nesse caso, o profissional de vendas deverá oferecer uma comprovação disso.

Quando for oferecer provas, o vendedor deverá, em primeiro lugar, reapresentar o benefício e, em seguida, comprovar o benefício citando alguma fonte que – em sua opinião – seja aceitável para o Cliente. Em terceiro lugar, ele deve expandir o benefício.

Ao reapresentar algum benefício, o profissional de vendas deve demonstrar ao Cliente que reconhece a importância do benefício e que compreende o que ele questionou.

Ao citar uma fonte de prova o vendedor poderá usar uma demonstração, o testemunho de terceiros, informações escritas - como artigos em publicações especializadas, ou fatos estatísticos, ou até mesmo qualquer outra fonte que, a seu ver, o Cliente possa aceitar como comprovação do benefício.

Como a fonte de prova só tem valor se for pertinente ao benefício em questão, a expansão permite-lhe demonstrar como a situação do Cliente é parecida com a da fonte de prova, explicar a importância das informações prestadas, e expressar uma conclusão baseada nas informações dadas.

Quando a fonte de provas não for aceita e o vendedor não entender porque, ele deverá utilizar uma sondagem aberta para descobrir a razão. Depois, ele deverá cite uma outra fonte mais aceitável e, desta vez, não será necessário declarar de novo ou expandir o benefício e tudo o que ele precisará fazer é citar uma fonte que seja aceitável.

 

C) Como lidar com as Objeções :

Normalmente as Objeções se enquadram em (A) Objeções Devidas a Alguma Incompreensão a Respeito do Produto; e (B) as Objeções Decorrentes da Percepção de Desvantagens no Produto

Uma Objeção devida a alguma incompreensão pode surgir quando o Cliente estiver erroneamente informado acerca de uma característica específica do produto. Esse tipo de Objeção deve ser tratado, primeiramente repetindo-se a Objeção em forma de pergunta; e depois, respondendo diretamente a essa pergunta e oferecendo uma prova, caso necessário.

A Objeção devida à percepção de desvantagem ocorre quando o Cliente procura uma determinada característica ou benefício que o produto não oferece. O Cliente pode perceber como desvantagem o fato de usar o produto, em virtude de o mesmo não oferecer o benefício que ele considera importante. Ou então, o Cliente pode simplesmente não gostar de alguma coisa a respeito do produto. (o preço é uma desvantagem facilmente percebida)

Diante de uma Objeção desse tipo, o profissional de vendas deverá repetir a Objeção em forma de pergunta, e depois minimizá-la, enfatizando outros benefícios importantes, utilizando sondagens fechadas. Os benefícios mencionados podem ser os antigos, os mesmos já aceitos durante a visita de venda ou até mesmo novos benefícios, os quais o vendedor vai precisar mencionar para maiores sondagens e apoios, ou ambos.

 

Como repetir a Objeção em forma de pergunta :

 

Ao lidar com uma Objeção, é importante primeiro repeti-la em forma de pergunta, pelas seguintes razões:

  • Para esclarecer a Objeção e certificar-se de que tanto o vendedor quanto como o Cliente entenderam-na da mesma maneira
  • Para demonstrar ao Cliente que o profissional de vendas prestou atenção e reconheceu aquelas áreas como pontos de preocupação
  • Para organizar a resposta através de reformulação, o que permitirá ao vendedor alguns minutos extras para poder determinar que tipo de Objeção foi levantada e como ele deve prosseguir a partir dali.

 

É importante lembrar que, ao reformular alguma Objeção, o vendedor não deverá sugerir qualquer concordância com a Objeção, pois os pensamentos negativos do Cliente nunca deverão ser reforçados de maneira positiva.

Finalmente, é de grande relevância contornar imediatamente qualquer Objeção, porque é o que está na mente do Cliente naquele momento. Somente após ter contornado essa Objeção satisfatoriamente é que o profissional de vendas deverá prosseguir com a entrevista. Exemplos de inícios de reformulações / repetições em forma de perguntas :

  • "Então, o que o preocupa é......"
  • "Se entendi bem, o que o Sr. diz é......."
  • "O Sr. diz que não espera ter qualquer melhoria em ....."
  • "O que o Sr. gostaria é que......"
  • "Então, o Sr. preferiria........"

Exemplos de inícios para minimizar uma Objeção através da ênfase aos benefícios importantes:

  • "Vamos examinar a situação global por um momento...."
  • "Permita-me que lhe faça algumas perguntas : O SR. concorda que o que necessita é....."
  • "Bem, já chegamos à conclusão que ......"
Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/vendas-artigos/tecnicas-de-vendas-como-lidar-com-a-indiferenca-o-ceticismo-e-as-objecoes-3603336.html

    Palavras-chave do artigo:

    ceticismo

    ,

    tecnicas

    ,

    abordagem

    Comentar sobre o artigo

    Qualquer que seja a definição adotada é possível entender a antropologia como uma forma de conhecimento sobre a diversidade cultural, isto é, a busca de respostas para entendermos o que somos a partir do espelho fornecido pelo "Outro"; uma maneira de se situar na fronteira de vários mundos sociais e culturais, abrindo janelas entre eles, através das quais podemos alargar nossas possibilidades de sentir, agir e refletir sobre o que, afinal de contas, nos torna seres singulares, humanos.

    Por: Carlosl Educação> Ensino Superiorl 18/09/2013 lAcessos: 74
    Sergio Sebold

    O presente trabalho propõe um ponto de união entre as duas vertentes: tecnicismo e humanismo na educação para se chegar ao cidadão integral. Neste estudo procura-se dar alguns esboços, para tentar juntar este binômio, usando como pano de fundo os temas transversais. A proposta desenvolvida procura dar os passos iniciais para uma discussão ampla sobre o tema.

    Por: Sergio Seboldl Carreira> Recursos Humanosl 13/01/2011 lAcessos: 1,405
    MARISA GONÇALVES CRUZ

    O presente artigo trata de uma pesquisa detalhada sobre conceitos, procedimentos e políticas adotadas com crianças superdotadas ou com altas habilidades para que possa auxiliar profissionais da educação, pais e outros. Onde são abordadas diversas questões que envolvem a superdotação, com o objetivo de se obter maiores dados para entender o que ocorre nessa mente tão especial e amenizar os problemas decorrentes dessa dotação, para adaptá-la ao meio em que vive.

    Por: MARISA GONÇALVES CRUZl Educação> Educação Onlinel 07/09/2010 lAcessos: 3,537 lComentário: 2
    Joselene Beatriz soares Silva

    RESUMO O estresse é um grau de desgaste no corpo e da mente, que pode atingir níveis degenerativos. O aumento do hormônio cortisol (95%) leva o indivíduo a um estado eufórico na tentativa de enfrentar o estresse ocasionando distúrbios orgânicos característicos da fadiga. A partir daí, surge às doenças psicossomáticas [...]. (BENEVIDES, 2005 et al GRAÇAS 2005). OBJETIVOS: Fazer um levantamento dos efeitos negativos do estresse emocional no corpo humano e apresentar meios para gerenciá-lo. METOD

    Por: Joselene Beatriz soares Silval Saúde e Bem Estarl 24/08/2010 lAcessos: 9,985
    Pm Analysis Assessoria

    A ANÁLISE DO VALOR IMPLEMENTADA NA GESTÃO DA ORGANIZAÇÃO

    Por: Pm Analysis Assessorial Negócios> Gestãol 22/10/2010 lAcessos: 89

    Série de dicas para tornar a venda do imóvel mais fácil, tornando o caminho para a negociação de sua casa ou apartamento mais curto, diminuindo empecilhos para o futuro comprador.

    Por: Lucianol Negócios> Vendasl 16/02/2015
    Robson Freitas

    Exsitem x implicações quando essas configurações não são feitas; 1) Muitos dos destinatários não receberão seu email marketing, já que hoje muitos ISP (Provedor de serviços de internet) exigem o certificado para entregar a mensagem ao usuário final. 2) Não estar com as certificações e configurações de acordo, fará que o seu email marketing vá para a caixa de spam com maior facilidade.

    Por: Robson Freitasl Negócios> Vendasl 15/02/2015
    Portais Imobiliarios

    1 – Ao assinar um contrato de compra e venda o que é preciso estar descrito quanto ao imóvel adquirido? O objeto do contrato deve descrever detalhadamente as características do imóvel e do empreendimento onde está inserido. Deve conter a metragem de área útil e área comum, se for o caso, localizar exatamente o imóvel dentro do empreendimento, descrevendo o andar, frente para qual lado ou rua, etc.

    Por: Portais Imobiliariosl Negócios> Vendasl 13/02/2015
    Robson Freitas

    Olá, hoje falaremos de uma mudança rápida e real, que é a mudança de hábitos dos usuários. O uso de celular para a leitura de emails e mensagens é um coisa comum, com aparelhos poderosos e com internet disponível para acesso, tal prática tem se intensificado. Estatísticas mostram que o Brasil é o sexto maior mercado de telefonia móvel do mundo. Segundo dados da União Internacional de Telecomunicações, mostram que o número de telefones celulares em funcionamento supera o de habitantes.

    Por: Robson Freitasl Negócios> Vendasl 08/02/2015
    Portais Imobiliarios

    O comediante Roberto Gómez Bolaños faleceu, mas o super-herói Chapolin Colorado é eterno e deixa muitas lições para você, corretor de imóveis. Antes de realizar algum feito, o Chapolin solta uma de suas pérolas: "Sigam-me os bons!". O herói trapalhão não quer a companhia de pessoas negativas, que os desmotivem. O corretor de imóveis também deve avaliar seus companheiros no trabalho. Seja cordial com todos, mas não estreite vínculos com os pessimistas. Manter-se motivado é fundamental para o suce

    Por: Portais Imobiliariosl Negócios> Vendasl 20/01/2015

    Acompanhando a onda das previsões que sempre aparecem nesta época, vamos olhar para frente e procurar entender o que os próximos anos irão exigir dos profissionais de vendas. Larry Wilson, autor e coautor de livros importantes na área de vendas, menciona que "a revolução dos negócios está varrendo muitas das formas tradicionais de interagir com clientes. Se não abraçarmos o futuro, seremos deixados para trás".

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 13/01/2015 lAcessos: 12
    Portais Imobiliarios

    Durante um período curto da minha vida, atuei como consultor de vendas em uma empresa de telefonia móvel. Minha atividade era visitar as empresas e vender diferentes tipos de planos empresariais. No início, o ânimo era total, porém, com o passar dos dias, percebi que a maioria dos empresários não tinha o menor interesse na minha visita.

    Por: Portais Imobiliariosl Negócios> Vendasl 13/01/2015 lAcessos: 11

    Existe uma grande diferença entre vendedores medianos e vendedores de sucesso, os vendedores de sucesso simplesmente não entram em campo para cumprir tabela mais sim para vencer. A principal dificuldade é sair da zona de conforto e entrar em ação com um objetivo claro para alcançar o sucesso ! "Vencedores não entram em campo para cumprir tabela, vencedores entram em campo para vencer"

    Por: Everton Farial Negócios> Vendasl 10/01/2015 lAcessos: 15
    Julio Cesar S. Santos

    Qual o Nível de Importância do Treinamento na Sua Organização? Treinamento é Considerado um Investimento ou Custo?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Negócios> Gestãol 07/11/2013 lAcessos: 43
    Julio Cesar S. Santos

    Como Está a Facilidade de Compra Para Novos Consumidores? Como Monitorar os Consumidores Fiéis às Marcas, Quanto ao Ataque de Concorrentes Sérios?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 28/09/2013 lAcessos: 35
    Julio Cesar S. Santos

    Quem Deve Ser o Responsável Pela Previsão de Vendas Numa Organização? A Área de Vendas ou de Marketing?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 20/09/2013 lAcessos: 41
    Julio Cesar S. Santos

    É Possível Transformar Produtos Regionais em Marcas Globalizadas? Qual é o Papel da Comunicação Nesse Processo? A Comunicação Vende Produtos ou Marcas?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Marketing e Publicidadel 27/08/2013 lAcessos: 34
    Julio Cesar S. Santos

    Como Construir a Amplitude de Uma Marca? O Que é Arquitetura da Marca? Os Investimentos São Fundamentais Nessa Construção?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 24/08/2013 lAcessos: 34
    Julio Cesar S. Santos

    Qual Era a Posição dos Americanos em Relação aos Produtos Defeituosos? Qual a Importância de Deming e Juran Para a Qualidade Total? O Que os Japoneses Fizeram Pela Qualidade?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Negócios> Administraçãol 21/08/2013 lAcessos: 47
    Julio Cesar S. Santos

    O Sucesso de Uma Organização Está Ligado ao Seu Gerenciamento? Quais as Qualidades Essenciais do Manager? Veja Algumas Decisões Acertadas e Outras Nem Tanto

    Por: Julio Cesar S. Santosl Carreira> Gestão de Carreiral 23/07/2013 lAcessos: 34
    Julio Cesar S. Santos

    No livro "Como Afundar Sua Empresa" os autores Bruce Nash e Alla Zullo fazem um levantamento dos principais erros de marketing que provocaram prejuízos a grandes organizações, mostrando uma coleção de promoções mal calculadas e lançamentos fracassados, causados pelas trapalhadas de seus profissionais de marketing.

    Por: Julio Cesar S. Santosl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 14/07/2013 lAcessos: 42
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast