Como Analisar O Seu Site?

28/03/2008 • Por • 18,064 Acessos

1. Página inicial
A sua página inicial cumpre seu papel?
A página inicial deve responder facilmente sobre o que se trata o site, o que esse site oferece (produtos, serviços, entretenimento) e o que o usuário pode fazer nele (encontrar informações, realizar compras, entrar em contato, etc.). Quanto mais claro e direto, maior a chance de o usuário permanecer no site.

2. Design
O design do seu site é atrativo? E eficiente?
O design de um site não é importante apenas para garantir um bom visual, mas deve ser utilizado também para auxiliar no controle da navegação através de técnicas aplicadas com a finalidade de dar maior ou menor foco no conteúdo, de acordo com as necessidades, proporcionando equilíbrio e harmonia. Diversos aspectos são importantes para um design bem feito e um deles é estar coerente com a identidade visual da empresa, de forma a contribuir para o fortalecimento da marca.

3. Conteúdo
Quão relevante é o conteúdo do seu site?
A principal parte de um site com certeza está no conteúdo. Não importa se você tem um ótimo design, se o conteúdo deixa a desejar. No fim das contas, na maioria das vezes o que o usuário está procurando é alguma informação, seja ela sobre serviços, produtos, entretenimento, entre outros assuntos. Por isso, de atenção especial para a forma como o conteúdo é disponibilizado e o que será informado. Ao mesmo tempo que o conteúdo deve ser claro e objetivo para manter a atenção do usuário, deve ser completo e suficiente para que possa repassar toda a informação necessária.

4. Funcionalidade
Funcionalmente, o seu website está compatível com os objetivos de negócio que foram definidos?
Ou seja, se um dos objetivos do site era estabelecer um canal de comunicação com clientes, como está a divulgação das informações de contato e há alguma forma de contato para o usuário do site? Enfim, devem ser planejadas e desenvolvidas as ações de forma a para cada necessidade de negócio que foi estipulada.

5. Navegabilidade
A navegação do seu site é simples e intuitiva para o usuário?
Mantenha em mente que o usuário conta com uma número muito grande de fontes de informação e não irá perder muito tempo em um site difícil de navegar. Facilite para o seu público procurando manter no máximo três níveis para todo o conteúdo.

6. Velocidade
Quanto tempo leva para o carregamento do seu site em diferentes velocidades e tipos de conexão?

Aqui vale a mesma dica do item anterior, o usuário não quer perder muito tempo em um site. Por isso, fique atento à velocidade para carregamento das páginas do seu site. Existem muitas ferramentas que podem lhe ajudar e obter uma estimativa do tempo de carregamento em diferentes tipos de conexões. Analise atentamente e caso não esteja aceitável, avalie a possibilidade de diminuir o tamanho das páginas revisando scripts, imagens, áudio e vídeo e tudo o que possa estar influenciando na velocidade. Não se esqueça que o código também interfere muito no peso das páginas.

7. Usabilidade
O seu site é fácil de usar, é intuitivo?
Procure utilizar as convenções que temos para a maioria dos sites, ou seja, menu principal no topo, submenu na lateral esquerda, conteúdo principal no meio e por assim vai. É claro que você pode mudar, mas estude todas as consequências e benefícios para que possa avaliar se isso realmente vale a pena. No mais, facilite sempre para o usuário, sempre.

8. Compatibilidade e Portabilidade
A aparência é mantida ou ao menos aceitável mesmo em diferentes resoluções de tela, browsers ou mesmo dispositivos?
É fundamental realizar testes em diferentes plataformas, com diferentes browsers e versões. Ainda hoje encontramos dificuldades para manter a aparência com diferentes marcas no mercado. Os padrões web garante uma proximidade muito boa, mas ainda assim são necessários testes. Lembre-se ainda que a cada dia mais outros dispositivos estão sendo utilizados para acesso à Internet. O celular é um grande exemplo e que tende a crescer muito.

9. Acessibilidade
O seu website é acessível, especialmente para o perfil do seu público alvo?
A acessibilidade não significa apenas facilitar o acesso de pessoas com deficiências como a auditiva ou visual. Acessibilidade é a capacidade de acesso por pessoas com diferentes condições físicas, de cognição ou mesmo com utilização de diferentes tecnologias e dispositivos. Por isso, é fundamental analisar o perfil do seu público alvo, o que esse público precisa para garantir o acesso e monitorar se essas necessidades estão contempladas em seu site.

Esteja certo de que todas essas dicas podem ajudar na satisfação dos usuários que visitam o seu site e conseqüentemente será melhor para seu negócio também.

Perfil do Autor

Danielle S. Ramos

Danielle S. Ramos é Gerente de Projetos, graduada em Sistemas de Informação pela Fundação Santo André, certificada PMP® pelo PMI® e responsável pela Diretoria Geral da Analogia IT Mídia Digital, empresa que presta serviços de desenvolvimento de soluções web. http://www.analogiait.com