Como Analisar O Seu Site?

Publicado em: 28/03/2008 |Comentário: 1 | Acessos: 18,014 |

1. Página inicial
A sua página inicial cumpre seu papel?
A página inicial deve responder facilmente sobre o que se trata o site, o que esse site oferece (produtos, serviços, entretenimento) e o que o usuário pode fazer nele (encontrar informações, realizar compras, entrar em contato, etc.). Quanto mais claro e direto, maior a chance de o usuário permanecer no site.

2. Design
O design do seu site é atrativo? E eficiente?
O design de um site não é importante apenas para garantir um bom visual, mas deve ser utilizado também para auxiliar no controle da navegação através de técnicas aplicadas com a finalidade de dar maior ou menor foco no conteúdo, de acordo com as necessidades, proporcionando equilíbrio e harmonia. Diversos aspectos são importantes para um design bem feito e um deles é estar coerente com a identidade visual da empresa, de forma a contribuir para o fortalecimento da marca.

3. Conteúdo
Quão relevante é o conteúdo do seu site?
A principal parte de um site com certeza está no conteúdo. Não importa se você tem um ótimo design, se o conteúdo deixa a desejar. No fim das contas, na maioria das vezes o que o usuário está procurando é alguma informação, seja ela sobre serviços, produtos, entretenimento, entre outros assuntos. Por isso, de atenção especial para a forma como o conteúdo é disponibilizado e o que será informado. Ao mesmo tempo que o conteúdo deve ser claro e objetivo para manter a atenção do usuário, deve ser completo e suficiente para que possa repassar toda a informação necessária.

4. Funcionalidade
Funcionalmente, o seu website está compatível com os objetivos de negócio que foram definidos?

Ou seja, se um dos objetivos do site era estabelecer um canal de comunicação com clientes, como está a divulgação das informações de contato e há alguma forma de contato para o usuário do site? Enfim, devem ser planejadas e desenvolvidas as ações de forma a para cada necessidade de negócio que foi estipulada.

5. Navegabilidade
A navegação do seu site é simples e intuitiva para o usuário?
Mantenha em mente que o usuário conta com uma número muito grande de fontes de informação e não irá perder muito tempo em um site difícil de navegar. Facilite para o seu público procurando manter no máximo três níveis para todo o conteúdo.

6. Velocidade
Quanto tempo leva para o carregamento do seu site em diferentes velocidades e tipos de conexão?
Aqui vale a mesma dica do item anterior, o usuário não quer perder muito tempo em um site. Por isso, fique atento à velocidade para carregamento das páginas do seu site. Existem muitas ferramentas que podem lhe ajudar e obter uma estimativa do tempo de carregamento em diferentes tipos de conexões. Analise atentamente e caso não esteja aceitável, avalie a possibilidade de diminuir o tamanho das páginas revisando scripts, imagens, áudio e vídeo e tudo o que possa estar influenciando na velocidade. Não se esqueça que o código também interfere muito no peso das páginas.

7. Usabilidade
O seu site é fácil de usar, é intuitivo?
Procure utilizar as convenções que temos para a maioria dos sites, ou seja, menu principal no topo, submenu na lateral esquerda, conteúdo principal no meio e por assim vai. É claro que você pode mudar, mas estude todas as consequências e benefícios para que possa avaliar se isso realmente vale a pena. No mais, facilite sempre para o usuário, sempre.

8. Compatibilidade e Portabilidade
A aparência é mantida ou ao menos aceitável mesmo em diferentes resoluções de tela, browsers ou mesmo dispositivos?
É fundamental realizar testes em diferentes plataformas, com diferentes browsers e versões. Ainda hoje encontramos dificuldades para manter a aparência com diferentes marcas no mercado. Os padrões web garante uma proximidade muito boa, mas ainda assim são necessários testes. Lembre-se ainda que a cada dia mais outros dispositivos estão sendo utilizados para acesso à Internet. O celular é um grande exemplo e que tende a crescer muito.

9. Acessibilidade
O seu website é acessível, especialmente para o perfil do seu público alvo?
A acessibilidade não significa apenas facilitar o acesso de pessoas com deficiências como a auditiva ou visual. Acessibilidade é a capacidade de acesso por pessoas com diferentes condições físicas, de cognição ou mesmo com utilização de diferentes tecnologias e dispositivos. Por isso, é fundamental analisar o perfil do seu público alvo, o que esse público precisa para garantir o acesso e monitorar se essas necessidades estão contempladas em seu site.

Esteja certo de que todas essas dicas podem ajudar na satisfação dos usuários que visitam o seu site e conseqüentemente será melhor para seu negócio também.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/web-design-artigos/como-analisar-o-seu-site-371841.html

    Palavras-chave do artigo:

    sites

    ,

    cuidados

    ,

    criacao

    Comentar sobre o artigo

    Como fazer otimização SEO em um site e promovê-lo no Google. Técnicas a serem aplicadas após a criação do site.

    Por: Daniel Matosl Internet> Marketing na Internetl 30/07/2013 lAcessos: 21

    Este artigo trata dos assuntos relacionados à criação ou desenvolvimento de sites e das campanhas de otimização de sites para aparecer na primeira pagina dos buscadores como Google, Yahoo, Bing, Uol e outros, passando por algumas estatísticas sobre o uso da internet pelos brasileiros que recentemente superou inclusive o Japão. Citamos também alguns dos acertos e erros na utilização de sons e animações excessivas de Flash em sites e a importante participação das redes sociais como TWITTER e ORKUT

    Por: Beto Mendesl Internet> Marketing na Internetl 01/07/2010 lAcessos: 408 lComentário: 1

    Com a evolução da internet vemos cada vez mais surgir empresas que trabalham com criação e desenvolvimento de websites. Seja ele um pequeno Hotsite, Website intituicional ou mesmo um e-commerce. Nos dias de hoje muitas vezes fica até dificil optar apenas por um site sem que se trabalhe na divulgação e otimização do mesmo. Neste artigo estarei abordando o caso.

    Por: Visão Empreendedoral Internetl 07/06/2011 lAcessos: 66 lComentário: 1
    Danielle S. Ramos

    Esse artigo oferece algumas dicas para a construção de seu site. Lembre-se que são apenas dicas e não regras. Uma empresa especializada nesse assunto pode ousar na criação de um site porque sabe o que está fazendo, mas seguindo essas dicas você estará mais próximo de ter um site eficiente e amigável para seus usuários, ou seja, para seus clientes.

    Por: Danielle S. Ramosl Internet> Web Designl 24/02/2008 lAcessos: 935
    Daniel Paulo

    Os principais passos para criar um site. O que deve ser pensado, planejado e executado. Criar um site é uma ciência na qual todos os webdesigners deviam estudar e conhecer. Aprenda aqui alguns passos que pode lhe levar ao sucesso.

    Por: Daniel Paulol Internet> Web Designl 09/01/2014 lAcessos: 34
    viviannassis

    Se você quer ganhar dinheiro na internet realmente veja os cuidados necessários para não perder dinheiro virtual.

    Por: viviannassisl Negócios> Negócios Onlinel 22/06/2011 lAcessos: 182

    Aprenda passo a passo como criar site ou blog grátis e profissional, como divulgar, dicas SEO, ganhar dinheiro online, hospedagem de sites e muito mais.

    Por: Andersonl Internet> Blogsl 29/05/2012 lAcessos: 105

    Utilizar a internet para procurar imóveis é mais do que comum nos dias de hoje. A facilidade para fazer pesquisas, ver fotos, negociar, comparar e outros é muito grande. Assim, é indispensável que uma imobiliária ou um corretor de imóveis tenha um bom site e utilize a internet em favor dos seus negócios.

    Por: Henriquel Internet> Marketing na Internetl 23/05/2012 lAcessos: 62

    Dicas para você encontrar a empresa certa para fazer o site da sua empresa.

    Por: Carlosl Marketing e Publicidadel 09/04/2014
    João Glym

    Quando foi a última vez que você usou as páginas amarelas ou algum tipo de lista telefônica? Temos ainda elas nas nossas casas e há momentos em que ela pode ser útil - se você sabe exatamente o que você está procurando. Mas a facilidade de busca na internet (especialmente o Google e Yahoo) significa que menos pessoas estão usando listas telefônicas ou algo do gênero. Então, por que você iria continuar colocando seus esforços e dinheiro de marketing em publicidade lá?

    Por: João Glyml Internet> Web Designl 16/07/2014 lAcessos: 13
    wedatec

    Olá pessoal sejam bem vindos a mais uma postagem onde estarei passando algumas dicas e estratégias para vocês criarem sites de vendas com sucesso garantido na internet, os caminhos e segredos para criação de um site de duas ou três folhas que vão deixar seus produtos com grande destaque e maiores chances de vendas para os internautas que visitarem seus sites ou blogs.

    Por: wedatecl Internet> Web Designl 23/04/2014 lAcessos: 18

    A imagem que seus clientes tem do seu negócio é o seu maior patrimonio. Não basta pensar somente na Propaganda ou no Marketing: Para atingir os objetivos, transformar sua marca em excelente ferramenta de negócio e retorno de seu investimento, a comunicação visual deve estar em total harmonia!

    Por: juliana pradol Internet> Web Designl 17/04/2014 lAcessos: 17

    O estilo gráfico de um website abrange muitos aspectos diferentes e os usuários do WebSite X5® podem contar com as diferentes ferramentas do programa para a personalização e consolidação do aspecto de uma empresa no mundo online.

    Por: Ana Paula Viterbol Internet> Web Designl 29/01/2014 lAcessos: 28

    WebSite X5® ajuda os negócios online a cumprirem suas principais metas para este novo ano.

    Por: Ana Paula Viterbol Internet> Web Designl 23/01/2014 lAcessos: 20
    Daniel Paulo

    Os principais passos para criar um site. O que deve ser pensado, planejado e executado. Criar um site é uma ciência na qual todos os webdesigners deviam estudar e conhecer. Aprenda aqui alguns passos que pode lhe levar ao sucesso.

    Por: Daniel Paulol Internet> Web Designl 09/01/2014 lAcessos: 34

    Utilizando o Photoshop, ensino como cortar um html de e-mail marketing e deixar ele quase pronto para o envio com técnicas anti-spam. Após este trabalho, ainda é necessário limpar o html com tags desnecessárias e inserir algumas necessárias.

    Por: Franciscol Internet> Web Designl 05/12/2013 lAcessos: 22
    Josericardo Freitas

    Ola pessoal, neste video eu mostro como colocar um video em formato MP4 utilizando players do HTML5.

    Por: Josericardo Freitasl Internet> Web Designl 12/11/2013 lAcessos: 35
    Danielle S. Ramos

    Esse artigo apresenta a importância da organização adequada do conteúdo de um website de forma a facilitar a navegação do usuário e tornar o seu site mais eficiente.

    Por: Danielle S. Ramosl Internet> Web Designl 27/06/2008 lAcessos: 1,161 lComentário: 2
    Danielle S. Ramos

    Esse artigo visa alertar sobre a importância de utilizar a Internet com responsabilidade, principalmente quando esse uso estiver relacionado às suas estratégias de negócios.

    Por: Danielle S. Ramosl Internet> Marketing na Internetl 27/06/2008 lAcessos: 807
    Danielle S. Ramos

    O objetivo desse artigo é descrever alguns erros graves no desenvolvimento de websites que podem ser facilmente evitados.

    Por: Danielle S. Ramosl Internet> Web Designl 27/06/2008 lAcessos: 701
    Danielle S. Ramos

    A Internet é um meio relativamente novo nas nossas vidas e talvez por isso ela ainda seja pouco ou mal aproveitada pela maioria das empresas. É importante conhecer todas as oportunidades que ela oferece para aproveitar ao máximo os benefícios que ela pode trazer aos seus negócios.

    Por: Danielle S. Ramosl Internet> Marketing na Internetl 28/03/2008 lAcessos: 1,648
    Danielle S. Ramos

    Esse artigo oferece algumas dicas sobre os cuidados essenciais para aproveitar a Internet para os seus negócios.

    Por: Danielle S. Ramosl Internet> Marketing na Internetl 24/02/2008 lAcessos: 730
    Danielle S. Ramos

    Esse artigo oferece algumas dicas para a construção de seu site. Lembre-se que são apenas dicas e não regras. Uma empresa especializada nesse assunto pode ousar na criação de um site porque sabe o que está fazendo, mas seguindo essas dicas você estará mais próximo de ter um site eficiente e amigável para seus usuários, ou seja, para seus clientes.

    Por: Danielle S. Ramosl Internet> Web Designl 24/02/2008 lAcessos: 935

    Comments on this article

    0
    André 27/08/2009
    Opa fiz um mini tuto de como analizar o blog, site etc.
    É tudo pela internet (não prescisa instalar nada).

    Bom post. Até mais !

    http://www.gasparimsat.com/index.php/28/04/2009/analizar-a-velocidade-do-seu-site/
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast