Tags – O Que São

05/02/2008 • Por • 4,603 Acessos

O Que São – Para que você possa entender o que são as tags, vamos começar explicando o significado da palavra. Tag em inglês (a maioria das palavras na linguagem do computador são originadas do inglês) significa etiqueta, rótulo. E etiqueta é algo que colocamos em objetos, mercadorias, arquivos, etc. para nos ajudar na lida diária, para nos orientar.

Podemos então dizer que tags são etiquetas que não aparecem na tela do computador, e que servem para orientar alguém. Esse alguém construiu um robot que vai a uma página da web e recolhe as informações contidas nessas etiquetas. Por exemplo, uma das informações que ele recolhe é o título da página, a qual precisa estar devidamente etiquetada, para que o robot "saiba" o que ela contém.

O robot é um programa e, nestas circunstâncias, é instruído a recolher as informações que estão contidas dentro das etiquetas. Para ser mais específico, no exemplo do título, ao entrar na página, ele se depara com várias instruções, e uma delas é a seguinte: title. Isto significa que o nome da etiqueta (tag) é title (=título). Logo, o início do título da página é precedido da palavra title, assim representada: . Dizemos que a tag título está aberta, e que vai começar a ser colocado o título.

Vamos supor que o título da página seja "O que são as tags". A tag título ficará assim:

O que são as tags

Observa-se que, depois de se escrever o título da página, a palavra title é colocada de novo, porém precedida de uma barra. A barra significa o fechamento da tag título. Toda tag que abrimos precisa ser fechada. E todas as tags são fechadas com um barra desse tipo.

O robot vai enviar para o banco de dados do mecanismo de busca que a etiqueta título tem o seguinte conteúdo: "O que são as tags". No banco de dados esta informação será usada, juntamente com outras, para classificar a página e colocar a página em uma ou várias listas. Os mecanismos de busca exibem o título – no todo em parte – quando exibem a página em alguma lista.

Cada tag representa um tipo de informação. Os robots são programados para enviar as informações contidas em todas as tags. Cada mecanismo de busca tem o seus próprios robots e seu prórpio banco de dados. Então, finalmente podemos dizer que as tags são códigos de html usados para orientar a transmissão de informações e que, embora não sejam exibidas na tela do computador, determinam os conteúdos de uma página da Internet que serão mostrados na tela.

Onde ficam as tags – As tags ficam ao longo da página. Os robots são programados a seguir uma seqüência na leitura das tags. Portanto, o que os robots lêem não é o mesmo que o usuário vê na tela do computador. Igualmente, os robots lêem coisas que não aparecem na tela. As tags são códigos que, reunidos, formam a linguagem html, a linguagem universal para os computadores.

Quando o robot entra na página, ele encontra a abreviação "html" que indica a existência de uma linguagem que ele "sabe" interpretar; a seguir ele se depara com o conteúdo, para o qual ele (o robot) está preparado para copiar e transmitir. Esse conteúdo é dividido em três partes: cabeça, corpo e pé.

Na cabeça vão, pela ordem, o título da página ou do site e as meta tags. A cabeça tem um nome oficial, universal, correspondente à palavra cabeça em inglês, ou seja, "head". Ela vem logo após a abreviação html, e seu final é a mesma palavra head precedida de uma barra, ou seja, /head.

Em síntese, o robot entra na página e encontra o símbolo , que é uma etiqueta também ; a seguir encontra o símbolo , outra etiqueta; a seguir o símbolo (=título), mais uma etiqueta; em seguida as meta tags e, quando elas acabam, vem uma indicação desse final, com a etiqueta .

No corpo (body) vai o conteúdo da página. Ele fornece orientações para os robots por meio de outras etiquetas.

No pé vão algumas informações de saída, como por exemplo, nome da empresa ou do dono do site, endereço, e outras informações acessórias. O termo "pé" (footter) não é oficial, como tag. Eu o estou usando para fins didáticos. Em algumas circunstâncias, uma página da internet pode ser montada a partir de três modelos, chamados heading (cabeça, cabeçalho), body (corpo) e footter (pé). Existem as tags (head), , mas não se usa incluir uma tag . A página pode terminar sem estas informações, e isso não causa qualquer problema para os robots.

Estrutura Básica – A estrutura básica das tags de uma página é a seguinte:

.

Observa-se que todas as tags que foram abertas, foram fechadas ao final. Dentro das tags head e body colocamos todas as informações que os robots precisam. Você pode ver algumas tags de uma página acessando Identificação de Tags em Página da Internet

Perfil do Autor

Ruy Miranda

Ruy Miranda - Otimizacao-Sites-Busca.com